Decorreu, no dia 12 de novembro de 2021, a inauguração do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) Imigrante, numa cerimónia realizada na sede da TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado, em Odemira.
No mesmo dia, decorreu a cerimónia de inauguração das novas instalações do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Odemira, em São Teotónio.
As cerimónias contaram com a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, do Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), José Reis, do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e da Presidente da Direção da TAIPA, Dora Guerreiro.
A Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral, Graça Nunes, marcou também presença na cerimónia de inauguração do GIP Imigrante.
O ACM, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a TAIPA celebraram, a 22 de dezembro de 2020, um Protocolo de Cooperação com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da dinamização da Rede de Gabinetes de Inserção Profissional Imigrante, que desde 2008 promove o envolvimento de entidades da sociedade civil, atuando de forma mais próxima com as comunidades a nível local.
A TAIPA tem como objetivo o desenvolvimento integrado do concelho, com o foco no desenvolvimento comunitário e intervenção social nas mais diversas áreas, como a integração de migrantes, igualdade de género, prevenção e combate à violência doméstica, entre outras.
Esta instituição desenvolve um total de sete projetos na área da integração de imigrantes, destacando-se o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Odemira, que existe desde 2014, o GIP Imigrante e o Projeto ST E8G, financiado pelo Programa Escolhas, integrado no ACM.
Fonte: acm.gov.pt/